Passo
É o andamento natural, têm quatro tempos, marcado pela progressão sucessiva de cada par lateral de pés. No passo calmo, os pés de trás tocam o solo adiante das pegadas feitas pelos pés da frente. No passo ordinário, os passos são mais curtos e mais elevados, e os pés tocam o solo atrás das pegadas dos pés dianteiros. No alongamento, os pés de trás tocam o chão antes das impressões dos pés da frente. No livre, todo o esquema é prolongado.
Trote
É o andamento simétrico,com dois tempos em que um par diagonal de pernas toca o solo simultaneamente e, depois de um momento de suspensão, o cavalo salta apoiado no outro par diagonal. No trote, o joelho jamais avança à frente de uma linha imaginária perpendicular tirada do topo da cabeça do animal até o solo. As estilizações supremas do trote são o piaffer, em que o cavalo, sem avançar, fica batendo no chão, alternamente, com os pés dianteiros; a passagem em que ele se desloca para o lado, trocando os pés, sem avançar.
Galope
É o andamento mais rápido dos três andamentos que aqui falamos. Têm três tempos ( podes verificar ouvindo nos filmes de cowboys, os cavalos agaloparem) e é o andamento mais utilizado pelo cavalo selvagem ( a seguir ao passo). Um puro-sangue inglês galopa a 48 km/h ou mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário